Sobre gente e estrelas


Esse cordão eu me dei de presente! Gosto tanto de estrelas que quis logo duas. Meu ourives querido sempre me fala: quem gosta de estrelas é porque gosta de gente, pois elas têm cabeça, braços e pernas. E não é que ele tem razão, pois eu amo estrelas e adoro gente!

Cordão em ouro branco com duas estrelas de brilhantes

Espantando os males em grande estilo


Esta figa de cristal com pedras de peridoto e detalhes em ouro é uma boa dica para quem quer começar 2012 bem protegido!

Pingente em forma de figa de cristal com peridoto e detalhes em ouro

Invejinha branca, em ouro branco!


Esta peça eu fiz para minha filha Carina por pura invejinha branca da peça original, também feita por mim para Claudinha Pegoraro. Claro que a original ficou mais bonita, pois além de ser maior, trazia na estrela um diamante de grande valor sentimental para Claudinha, retirado de um anel solitário que ela ganhou no seu aniversário de 15 anos. Mesmo mais simples, esta versão ficou uma graça!

Colar e pingente em forma de C, em ouro branco, com estrela pendurada

A pressa da Alice

.
Esse pingente foi feito com muito carinho, a pedido de um amigo super querido para sua primeira filha, Alice. A encomenda foi feita com antecedência para que a linda mãe da Alice recebesse na maternidade. Mas a pequena Alice tinha mais pressa que o coelho e chegou antes do que eu. De qualquer forma, ficou lindo, não ficou?

Cordão em ouro amarelo com pingente de diamantes brancos e pretos
.

Os filhos crescem, os dentes caem, mas os pingentes permanecem


Esta pulseira juvenil é do acervo da família Cury. Seus sete pingentes já enfeitaram um cordão de elos, criado por minha filha, Carol Cury, quando ela tinha cerca de seis anos. Tirando o dentinho de leite, que tivemos que esperar cair, os outros seis pingentes foram presentes em comemoração ao nascimento da Carol, há 17 anos. Como o tempo voa!

Pulseira semi-escrava com elos portugueses e pingentes

A arte de transformar o velho em novo




Vocês lembram de uma foto postada anteriormente com vários metais retorcidos? Aí está o resultado da transformação, esse conjunto de cordão e pulseira masculino que, modéstia à parte, ficou lindo!

Pulseira e cordão de elos com ouro amarelo e branco

Missão dada, missão cumprida


Adoro fazer alianças. Penso: como um objeto tão pequeno e singelo pode, ao mesmo tempo, conter o peso de uma vida inteira a dois, carregar em si tantos sonhos e expectativas?

Minha missão começou há alguns meses, quando o meu "sobrinho" e dentista me fez a encomenda. Era chegada a hora de pedir a minha sobrinha (de fato) em casamento, após 5 anos de namoro. Em Paris, no restaurante Julio Verne, no coração da Torre Eiffel. Tive que trabalhar em segredo pois era surpresa, a noiva não sabia! Que situação, minha sobrinha querida ia ficar noiva e eu estava fazendo a sua aliança às escondidas, colocando muito amor e carinho na liga do metal. Flagrava-me ansiosa: "será que ela vai gostar? Fiz direito? Era isso mesmo que eles queriam?" Quando entreguei a caixinha para o noivo e vi sua expressão, concluí: deu certo. Ele adorou, minha sobrinha também. Parabéns e muito amor aos jovens noivos.

Tavares, o alquimista

Se existe alguém que merece o crédito por essas peças lindas que eu posto, é esse pequeno grande homem.
Só o Tavares consegue entrar no meu pensamento e transformar um simples metal naquela joia maravilhosa que estávamos sonhando há algum tempo! Vocês conseguem imaginar esse monte de metal se transformando em um lindo par de alianças, num conjunto de cordão e pulseira ou num brinco maravilhosoooo? Aguardem as próximas fotos e vejam o que esse alquimista pode fazer!!!
.

Rings & Drinks


Gente, eu amei a ideia da famosa joalheria suíça Piaget. Ela lançou uma coleção de joias para quem gosta de drinks mas não quer engordar, tem até cupcakes!!! Que tal um anel de turmalina com brilhantes que parece whisky on the rocks? E o anel de safira com canudinho de diamantes inspirado no blue lagoon? Ainda tem um anel maravilhoso com uma rodela de peridodo com diamante imitando um limão!!! Amei, amei, amei.

Ou este ou aquele?

Marie Claire, Maio/2011
.
Achei esse brinco lindo, realmente impactante. A designer Débora Ioschpe se inspirou em Salvador Dalí e usou uma linda ágata azul; no entanto, apesar de adorar pedras, não é uma peça que eu teria no meu acervo.
.
Se vocês observarem, ela acaba limitando as suas opções na hora de escolher a roupa, que não deve ter cores nem estampas chamativas, visto que a peça por si só já chama a atenção. Além disso, por ser extravagante, corre-se o risco de nos enjoarmos dela rapidamente.
.
Elle, Setembro/2011
.
Agora, vamos combinar, vejam esses anéis da designer Mariana Vital Brazil. São maravilhosos e vocês podem usar sem medo durante o dia e à noite. O rendado parece feito à mão, discreto e bem romântico. O meu estilo é esse, mas gosto não se discute (o que não nos impede de debater).
.
Até o próximo post!
.
Beijo, Beijo, Beijo.

Um pedido especial


Hoje meu catálogo ganhou mais uma peça especial. Trata-se deste cordão com pingente infinito, feito exclusivamente para a Flavinha, a pedido do seu namorado (e meu sobrinho) Pepê. Em ouro branco e com três brilhantes, a peça traz a inscrição "My endless love" (Meu amor infinito, em português), e refere-se à clássica canção de Lionel Richie e Diana Ross, com a qual Pepê pediu Flavinha em namoro 6 anos atrás... É ou não é uma fofura (o pingente e o sobrinho)?

Para saber mais

Fashion for Jewels - 100 Years of Styles and Icons (Carol Woolton)
Durante um passeio pelo Soho em NY, achei essa preciosidade em um cantinho na loja do Marc Jacobs. Valeu a pena a minha curiosidade, esse livro é maravilhoso e um colírio para quem gosta de joia e moda, pois é rico em imagens e fotos. Ele faz um apanhado dos últimos cem anos, apresentando ícones de diversas épocas. Parabéns a Carol Woolton, autora dessa maravilha.
.
. 
.
Gemas do Mundo (Walter Schumann)
Quando Walter Schumann escreveu esse livro, ele devia estar muito inspirado. Trata-se de guia das gemas do mundo, contendo fotografias em cores naturais de mais de 1.400 espécimes, mostrando a transformação da gema de seu estado bruto para lapidado e polido. É uma viagem sensacional.
.
.
Pedras Brasileiras (Francesca Romana Diana)
Esse livro tem um significado especial para mim, pois ele foi feito com a colaboração de um gemólogo renomado e respeitado mundialmente, o professor Walter Leite, que eu tive o privilegio de conhecer, me tornar sua aluna e amiga. Segundo a autora Francesca Romana, sem a colaboração de Walter esse livro não seria possível, pois a maioria das pedras que aparecem nas fotos e do seu acervo pessoal. Parabéns aos dois pela obra.
.
.Dedicatória: Prezada Cláudia Cury, é sempre uma alegria muito grande poder compartilhar conhecimentos de gemologia com colegas e amigos como você. Com meu abraço cordial, Walter Leite (Rio, 16/3/05)
 .
A Pérola - História, Cultura e Mercado (Dinah Bueno Pezzolo)
Neste livro, a autora Dinah Bueno Pezzolo reuniu todas as curiosidades existentes em torno das perolas. A história da pérola atráves dos tempos, as pérolas na moda, as pérolas nas artes e no cuidado com a beleza da pele. É um livro gostoso de ser lido. Se você não é fã de pérolas, pode ter certeza que vai se apaixonar por elas ao final da leitura.
.
Em resposta a uma agressão, a ostra oferece a mais bela das lágrimas - a pérola.

Repaginação de brincos

Sabe aquele brinco do tempo da vovó para o qual você não aguenta mais olhar? Veja como uma tranformação pode deixá-lo maravilhoso!
Matéria extraída da revista O Globo do dia 24/04/11.


As pedras e os meses do ano

Não sei se vocês sabem, mas cada mês do ano é representado por uma pedra preciosa! Descubra abaixo qual é a sua.

JANEIRO
Granada
As mais comuns são as vermelhas, mas existem outras tonalidades mais raras. O interessante desta pedra é que ela estimula o vigor e a vitalidade, além de agir como estimulante sexual.

FEVEREIRO
Ametista
Esta, por sinal, é a minha pedra. A sua cor é oriunda de traços de ferro e de manganês; embora não seja muito rara, possui uma beleza singular!

MARÇO
Água-Marinha
Sua tonalidade é linda, de um azul transparente que transmite calma. Essa pedra tem o poder de manter o equilíbrio eletroquímico do corpo e é considerada sagrada.

ABRIL
Diamante
Pedra preciosa de Vênus, utilizada como adorno desde a Antiguidade. Diz a lenda que as lágrimas de Potira, derramadas pela morte do seu marido, o índio Itagibá, se misturaram à areia do rio, e seu sofrimento foi tão grande que impressionou o Deus Tupã. Então, para que todos se lembrassem desse grande amor, Tupã transformou suas lágrimas em diamantes. Por isso ela é a pedra que mais representa o amor, a sua força, a sua eternidade.

MAIO
Esmeralda
De cor verde profundo, ligeiramente azulado. É uma gema relacionada ao amor, à confiabilidade e à fidelidade. Acredita-se que nela reside a eterna beleza de Vênus, sendo portanto utilizada por mulheres fortes e vaidosas!

JUNHO
Pérola
As pérolas são classificadas como gemas orgânicas, não possuem origem mineral e são produzidas por seres vivos. As pérolas simbolizam a modéstia, a castidade e a pureza. São muito utilizadas para representar um casamento feliz, uma ferida curada, pois somente uma ostra ferida pode produzir uma linda pérola.

JULHO
Rubi
O rubi deve seu nome à sua cor vermelha, coloração que provém de uma delicada combinação de ferro e cromo. Essa é outra gema cercada de lendas; por causa da sua cor, acredita-se que está associada ao sangue, favorecendo o amor, a beleza e o sucesso.


AGOSTO
Peridoto
O peridoto faz parte do grupo das olivinas, sua tonalidade é verde-lima vivo, castanha ou verde azeitona. Por ser uma pedra conhecida desde 1.500 a.C, alguns pesquisadores acreditam que Cleópatra não usava esmeraldas, e sim peridoto, dado o período em que a esmeralda foi descoberta. No esoterismo, ele é utilizado para libertar a mente de pensamentos invejosos e aumentar a clareza, a paciência e a emoção mais positiva!

SETEMBRO
Safira
No passado, o nome safira designava um conjunto de pedras azuis. Atualmente entende-se por safira todos os coríndons não vermelhos. Embora a safira mais valiosa seja a azul com tons violeta, essa não é sua única cor. A pedra é muito admirada no budismo, na igreja cristã e pelos hindus que consideram as safiras a união da humanidade com o céu.

OUTUBRO
Opala
Essa pedra apresenta uma particularidade, chamada opalescência, em que diferentes cores podem surgir simultaneamente quando a gema é movimentada. Conta a lenda que a opala nasceu dos pés do criador, quando ele desceu de um arco-íris para trazer a mensagem de paz.

NOVEMBRO
Topázio
Gema conhecida há mais de 2.000 anos, composta por silicato de alumínio que se apresenta na forma de cristais de cores variadas, podendo ser: amarelos, laranjas, marrons, róseas, salmão, vermelhos, azuis, brancos ou, até mesmo, incolores. O topázio é associado à beleza feminina e à longevidade.

DEZEMBRO
Turquesa
Pedra de cor azul-céu, foi apreciada por milhares de anos como uma pedra sagrada, capaz de trazer boa sorte. Dentre as diversas variedades, as gemas mais valorizadas são as compactas e de cor azul-celeste, pois ela abre uma conexão direta entre o céu e o mar.